No dia 29 de maio, às 10h, foram exibidos dois filmes de Janaina Wagner na Galeria de Arte do CArtes da Universidade Regional do Cariri (URCA), no Ceará. A artista realiza residência artística no Centro Cultural do Cariri em parceria com a Associação Cultural Videobrasil. Os filmes, QUEBRANTE e CURUPIRA E A MÁQUINA DO DESTINO, estão ligados aos projetos que ela iniciou no Centro Cultural do Cariri, incluindo filmes, instalações, uma série de desenhos e uma ação. No evento, foi possível discutir sobre sua trajetória de pesquisa e produção audiovisual.

Janaina Wagner é artista visual e professora, formada em artes visuais e jornalismo e doutoranda no Le Fresnoy-studio national des arts contemporains (FR). Trabalha com desenho, pintura, fotografia, instalação e cenografia, elaborando as relações de limite, controle e contenção que o humano estabelece com o mundo. Participou de diversas residências artísticas como Gasworks, Londres, Inglaterra (2021); FID Campus – Festival International de Cinéma de Marseille, França (2019); e Bolsa Pampulha, Belo Horizonte (2016). Participou de exposições no Kunstraum Kreuzberg, Berlim, Alemanha (2022); Nube, Santa Cruz, Bolívia (2021); Museu de Arte do Rio de Janeiro (2020); Pinacoteca do Estado de São Paulo (2017); e Instituto Tomie Ohtake, São Paulo (2014). Vive entre Roubaix e São Paulo.
~ O Centro Cultural do Cariri é um equipamento da Secretaria de Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante.
Centro Cultural do Cariri, Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, N 01 – Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato – CE.